Câmara aprova moção de apoio ao movimento por melhores salários para a Polícia Civil de SC

por admin última modificação 08/03/2018 20h55
Vereadores Beto Passos e Paulo Glinski estiveram reunidos com os delegados que atuam na Comarca

A Câmara Municipal de Canoinhas aprovou, na noite de segunda-feira (07), moção assinada por todos os vereadores e que apóia o movimento que cobra melhores salários aos profissionais da Polícia Civil de Santa Catarina. O protesto, intitulado “Descaso do governo estadual com a Polícia Civil de Santa Catarina”, reúne desde o mês passado, policiais civis, agentes e delegados em todo o estado. O movimento está acontecendo também em Canoinhas.

No mesmo dia, mas à tarde, o presidente do legislativo municipal, Beto Passos (PT) e o vereador Paulo Glinski (PSD) estiveram reunidos com os delegados que atuam no município. Os parlamentares receberam do delegado da Comarca, Pedro Henrique Mendes, documentação referente ao movimento e as principais reivindicações.

Para ele, além do reajuste salarial, se fazem necessários ainda o incremento do efetivo e o melhor aparelhamento da polícia. Também participaram do encontro o delegado Regional, Rui Orestes Kuchnner e a delegada da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Lívia Marques da Mota.

Segundo relatou Kuchnner, há mais de dez anos os policiais civis não recebem ajuste salarial. O abono oferecido é apenas uma forma de maquiar o real salário pago a categoria. “Profissionais da educação tiveram aumento, os da saúde também foram contemplados. Creio que os profissionais da segurança pública também precisam ser prestigiados pelo governo estadual”, afirmou.

O salário base recebido por um agente é de R$ 780,00, menor, inclusive, ao valor do auxílio reclusão de R$ 890,00 que é pago às famílias dos presidiários. Para o vereador Beto Passos, chega a ser vergonhoso o descaso com que o governo trata os profissionais da segurança pública. “Não condeno apenas esse governo, mas também, os demais que lhe antecederam e fizeram, ao longo dos anos, vistas grossas para a situação”, frisou. O vereador lembrou ainda que para receber um salário mais digno, muitos policiais precisam fazer horas extras e adicionais noturnos.

Já o vereador Paulo Glinski também comprou a briga da categoria e prometeu entregar pessoalmente a moção de apoio ao deputado estadual Darci de Matos (PSD) e ao governador do estado Raimundo Colombo (PSD). “São profissionais que diariamente enfrentam o perigo em prol da sociedade e que merecem o reconhecimento dos governantes”, concluiu.

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/ SC 01467 JP