Câmara aprova cessão de equipamentos agrícolas e de subvenção à Apoca

por admin última modificação 08/03/2018 20h54
Vereadores apreciaram outras três matérias em primeiro turno e apresentaram indicações nas sessões ordinárias desta semana
Em segunda votação, na noite de terça-feira, 02, a Câmara Municipal de Canoinhas aprovou de forma unânime dois projetos de lei de origem do executivo. Com a apreciação da matéria de nᵒ080/2013, a prefeitura fica autorizada a ceder equipamentos agrícolas para a Associação dos Fruticultores da Agricultura Familiar, com sede na localidade de Encruzilhada.
As quatro roçadeiras costais da marca Nakashi e um pulverizador da marca Jacto, com tanque de polietileno foram adquiridos mediante convênio firmado entre o município de Canoinhas e o Estado de Santa Catarina, através da 26ª Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR).
À Associação dos Pacientes Oncólogicos da Região de Canoinhas (Apoca) foi garantido, com a aprovação do projeto de lei nᵒ083/2013, o repasse de subvenção social no valor de R$ 5 mil. Durante discussão da matéria, na sessão da noite anterior, a vereadora Cris Arrabar (PT) classificou como sendo pequeno o recurso diante da relevância dos atendimentos prestados pela entidade. “O repasse deveria acontecer de maneira mensal dado os elevados custos com a manutenção”, disse.
Em outro momento, a vereadora lembrou que toda ajuda é bem vinda. Prometeu ainda conversar com o prefeito Beto Faria (PMDB) a fim de que novas verbas sejam destinadas à associação. “Antes este valor do que nada, mas é importante que esta ajuda aconteça com mais frequência”, argumentou.
Requerimento assinado por toda edilidade está pedindo que a administração municipal destine recursos mensais à entidade. O documento foi apresentado e aprovado também na sessão de terça-feira.

1ª votação

Outras três matérias foram apreciadas em 1ª votação, durante os trabalhos legislativos da semana. Na noite de segunda-feira, 1º, a edilidade foi favorável ao projeto de resolução nᵒ002/2013 que concede título de cidadão honorário de Canoinhas para Lauro Stankiewicz, que há 12 anos é juiz da Vara do Trabalho no município. A autoria é do vereador Wilmar Sudoski (PSD).
Ainda na segunda-feira, aprovado em 1º turno o projeto de resolução nᵒ003/2013, que revoga a Resolução nᵒ1.016, de 11 de abril de 2012. Na prática, a matéria tira a obrigatoriedade da leitura da ata (reunião anterior) durante o início das sessões ordinárias. A autoria pertence aos vereadores Renato Pike (PR), Wilmar Sudoski (PSD) e a vereadora Cris Arrabar (PT), que integram a mesa diretora.
Já na terça-feira, 02, os vereadores foram favoráveis ao projeto de lei nᵒ171/2011, que denomina de “Maria Iracema Kohler Fedalto”, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), situado no bairro Sossego. A matéria, que tramitava há quase dois anos, tem a autoria do vereador Bene Carvalho (PMDB).

Indicações

Nas duas sessões ordinárias desta semana, vereadores canoinhenses apresentaram seis indicações. Vereador João Grein (PT) está solicitando que o Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan) instale um semáforo na esquina das ruas Caetano Costa e 12 de Setembro. Em outra indicação, o petista está pedindo que a secretaria municipal de Obras recupere as estradas que passam pela localidade de Rio d’Areia de Baixo, principalmente, a via que fica em frente a propriedade da família Scholze.
Já Wilmar Sudoski (PSD) propôs que o Detracan analise a possibilidade de instalar um semáforo ou, redutor de velocidade, na esquina das ruas Barão do Rio Branco e Duque de Caxias. Segundo o vereador, longas filas tem se formado naquele local, principalmente, de veículos que estão transitando sentido bairro ao centro. “Existe ainda o risco de acidentes, já que muitos motoristas se aventuram ao atravessar a via”, completou.
Sudoski está pleiteando, em outra indicação, que a secretaria municipal de Obras realize o patrolamento e o cascalhamento da rua Alinor Vieira Corte, trecho entre as vias Fauri de Lima e Nazir Cordeiro, no distrito do Campo da Água Verde.
O peemedebista Bene Carvalho está solicitando que o setor de Obras mande executar melhorias na drenagem pluvial da rua Ângelo Alberti, no bairro Alto das Palmeiras.
Neno Pangratz (PP), em indicação direcionada ao Detracan, está pedindo a colocação de uma lombada na rua Três de Maio, nas proximidades do acesso a E.E.B. Santa Cruz.