Câmara aborda campanha “Novembro Azul”

por admin última modificação 08/03/2018 20h54
Sessão recebeu explanação de médico urologista sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Aprovado em 2ª votação, o Projeto de Lei Nº 189 de 2017, que institui no calendário de eventos do município o “Novembro Azul”, recebeu um amplo debate na última sessão ordinária do mês que corresponde à campanha. Nesta segunda-feira, 27, o médico urologista Wagner Haroldo Pelágio fez uso da tribuna para desmistificar informações a respeito dos exames preventivos do câncer de próstata, assunto que ainda é considerado tabu na sociedade. Em sua fala, o médico destacou que a melhor forma de prevenir consequências graves da doença, inclusive a mortalidade, é o diagnóstico precoce.

Criada em 2003 na Austrália, a campanha “Novembro Azul” foi instituída no Brasil no ano de 2008, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). No entanto, segundo Pelágio, o movimento ganhou destaque apenas em 2014, quando foram realizadas ações de destaque nacional. Atualmente, o médico relata que, além do câncer de próstata, a campanha também se refere aos cuidados da saúde masculina.

Doença que mata um homem a cada 38 minutos no Brasil, segundo dados da pesquisa mais recente do Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce deve ser realizado por meio do exame de toque retal, a partir dos 45 anos. Em sua fala, Pelágio destacou que o diagnóstico precoce implica em um alto nível de índice de cura. “Não é possível preveni-lo, mas o diagnóstico precoce está relacionado com a diminuição da mortalidade”, afirmou.

O urologista ainda apresentou as principais causas de enfermidade e mortalidade nas diferentes fases da vida do homem, bem como mitos e verdades sobre o câncer de próstata. Ao fim de sua explanação, Pelágio reiterou: “Independente da sua idade, é de grande importância o autocuidado e a prevenção de doenças. Conheça seu corpo e não deixe sua saúde para depois”.

Após a apresentação do médico, o presidente da casa, Wilmar Sudoski (PSD), agradeceu a disposição do profissional em repassar informações importantes sobre a campanha na casa de leis. A vereadora Camila Lima (PMDB) também cumprimentou Pelágio, lembrando que o município conta com Lei Municipal – originada de projeto de sua autoria – que institui a prevenção e cuidados com a saúde do homem.

A vereadora Zenici Dreher (PR) informou que os exames podem ser realizados nas Unidades de Saúde, onde, caso haja alterações, o paciente é encaminhado para um urologista. Pelágio concluiu a fala destacando que, apesar de o mês de novembro tratar da conscientização, o exame pode ser realizado em qualquer época do ano.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123