Beto Passos volta a propor a cessão dos equipamentos do CDI para o Hospital Santa Cruz

por admin última modificação 08/03/2018 20h54
Vereador disse que aparelhos precisam ficar num local onde a população tenha fácil acesso

Durante o ato inaugural da Unidade Básica de Saúde dos bairros Alto das Palmeiras e Boa Vista, realizado na manhã de sábado (05), o presidente do legislativo municipal, vereador Beto Passos (PT), voltou a pedir que os equipamentos do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) passem a ser administrados pelo Hospital Santa Cruz.

Mês passado, o vereador já havia apresentado a mesma proposição no plenário da Câmara. “Os equipamentos tem que estar num local onde a comunidade tenha fácil acesso e que funcione direto. Então nada mais justo que deixá-los no hospital que fica aberto 24 horas por dia e sete dias por semana”, justificou.

Os equipamentos estão sob a responsabilidade do consórcio intermunicipal Cisamurc. Eles ficam num local anexo ao hospital e aberto ao público apenas em horário comercial de segunda a sexta-feira. “E se uma pessoa necessitar de exames de média ou alta complexidade num final de semana, como fica?”, indagou o vereador.

Recentemente, o vereador Wilson Pereira precisou de uma tomografia e só conseguiu o atendimento após manifestação do Ministério Público. “Por se tratar de um final de semana, teve que o MP ordenar a abertura do CDI e obrigar a realização do procedimento. Se isso acontece com uma pessoa pública, imagina o que pode ocorrer com um cidadão menos esclarecido”, comparou.

Passos cobrou empenho do deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB) e pediu para que ele interceda no pleito. “Sabemos que para isso ocorra, será preciso pressão política”, afirmou.  Em resposta, o deputado disse que a cobrança deveria ser feita exclusivamente ao presidente do consórcio Cisamurc, prefeito de Três Barras, Elói José Quege (PP).

O vereador também fez questionamentos sobre o porquê um aparelho de endoscopia estar encaixotado há quase quatro anos. “Pagaram mais de R$ 110 mil pelo equipamento. No entanto, ele está guardado e, enquanto isso, a população tem que se dirigir a outras cidades para fazer o procedimento. Isso é lamentável!”, comentou.