Beto Passos pede mais investimentos em Cultura, Esporte e Agricultura

por elton — última modificação 08/03/2018 20h53
Vereador questiona ainda os gastos previstos com o gabinete da prefeitura para o exercício 2012
Beto Passos pede mais investimentos em Cultura, Esporte e Agricultura

Passos pede mais investimentos em Cultura, Esporte e Agricultura

A Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária de segunda-feira (11), requerimento do presidente da Casa, vereador Beto Passos (PT), que solicita da administração municipal informações referentes ao orçamento detalhado da prefeitura de Canoinhas, valores já gastos no exercício 2011 e ainda aquilo que existe de dotação para este ano. A idéia, segundo o vereador, é promover um comparativo do Plano Plurianual (PPA) que está em execução, com aquele que a prefeitura apresentou definindo investimentos para o exercício de 2012.

A audiência pública, que definiu os gastos nos mais diversos setores da administração municipal, aconteceu na última quinta-feira (07) e foi muito questionada por Passos. Ele disse ser inadmissível que a prefeitura estabeleça gastos de R$ 1,5 milhões com gabinete, ao mesmo tempo, que o Esporte, a Cultura e a Agricultura irão receber fatias bem menores.

Para realizar campeonatos de futebol na cidade e no interior, manter escolinhas de futebol e de outras atividades esportivas e ainda organizar eventos esportivos em diversas modalidades, a Fundação Municipal de Esportes terá que trabalhar com um orçamento de R$ 395 mil. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural tem para 2012 um orçamento previsto de aproximadamente R$ 940 mil. Já a Fundação de Cultura irá receber dos cofres públicos municipais cerca de R$ 417 mil. “O governo do município precisa rever a aplicação desses investimentos e elencar melhor suas prioridades”, alertou.

De acordo com Passos, a prefeitura do município precisa dar mais atenção ao homem do campo que, no ano passado, injetou na economia local mais de R$ 130 milhões de reais. “Os agricultores estão abandonados pela municipalidade. As estradas do interior não oferecem condições para que eles possam escoar suas produções. O governo do município precisa ampliar os investimentos no meio rural e implementar programas que beneficiem os pequenos e médios produtores rurais”, disse.

Atento a situação da Cultura do município, o presidente da Casa ainda apresentou indicação ao prefeito em exercício, Beto Faria (PMDB), solicitando que o repasse feito a Fundação Cultural passe de 0,5% para 1% do orçamento do município. “Esse valor passaria para aproximadamente R$ 800 mil e serviria para que o setor cultural recebesse um impulso, podendo manter os programas já existentes e criando novos também”, explicou.

Câmara Municipal de Vereadores