Beto Passos participa de reunião do Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília

por admin última modificação 08/03/2018 20h53
Vereador representou a região de Canoinhas no encontro que debateu a isenção do PIS/Cofins para a erva mate

O presidente da Câmara Municipal, vereador Beto Passos (PT), cumpriu, durante dois dias, uma extensa agenda de compromissos em Brasília. Na tarde de quarta-feira (18), ele participou da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense que debateu a isenção do PIS/Cofins para a cadeia produtiva da erva mate. “Atendi a um convite do deputado federal Décio Lima (PT) e representei Canoinhas e a região nessa audiência importantíssima para os três estados do Sul do Brasil”, afirmou.

Além da bancada catarinense de deputados e senadores, estiveram presentes ainda o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e os representantes dos Sindicatos da Indústria do Mate (Sindimate) dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O pedido de apoio à Emenda 23, apresentada na Medida Provisória 545/2011, teve o respaldo dos parlamentares catarinenses. De acordo com Passos, “os deputados Décio Lima e Pedro Uczai se manifestaram favoráveis ao pleito e afirmaram que assim como o café, a isenção de impostos deve ser estendida também a erva mate”.

Para o vereador, essa causa não pode ficar restrita aos Sindimates, mas também, deve ser comprada por todos os municípios da região Sul. “É uma luta pela reorganização e valorização do setor produtivo. Se isso ocorrer, todos saem ganhando, já que essa atividade ainda é a principal fonte de renda para muitos agricultores”, frisou.

No Sul do país, segundo o vereador, mais de 30 mil agricultores se dedicam ao cultivo da erva mate e o setor conta com aproximadamente 400 pequenas e médias indústrias. “Canoinhas foi referência na produção da erva mate. Ao longo dos anos, foi perdendo espaço diante das dificuldades encontradas pelos produtores e pelos próprios industriais que comercializavam o produto até para outros países”, comentou.

Outros debates:

Ainda no encontro do Fórum Parlamentar Catarinense, o presidente do legislativo municipal, vereador Beto Passos, participou de mais dois debates: prorrogação do prazo para entrega das emendas do Plano Plurianual (PPA) 2012 -2015 e a expansão da rede de atendimento do INSS em Santa Catarina.

Com a nova data, os parlamentares catarinenses têm até a primeira semana de novembro para apresentarem as emendas. A bancada poderá entregar dez indicações coletivas e outras dez por cada parlamentar.

Passos faz questão de mencionar a emenda já apresentada pelo deputado federal Décio Lima que solicita a construção de um viaduto na BR – 116, especificamente no trevo com a BR – 280, que dá acesso a Canoinhas. “É uma proposta que já está com o coordenador do Fórum, deputado Edinho Bez e que será entregue, junto com as demais, à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO)”, ressaltou.

Segundo o vereador, há anos a obra vem sendo aguardada pela região, já que o local é um importante corredor de acesso para as cidades do planalto norte catarinense. “Agora fica a expectativa de sua aprovação para que efetivamente essa obra saia do papel e se torne realidade”, completou.