Beto Passos destaca iniciativa para a erradicação da extrema pobreza em SC

por admin última modificação 08/03/2018 20h53
Vereador elogia investimento de R$ 139,2 milhões e o pioneirismo do governo catarinense em programas de proteção social e garantia de direitos
Mesmo pertencendo a um partido opositor ao atual governo do Estado, o vereador Beto Passos (PT) destacou, na sessão ordinária de segunda-feira, 26, a iniciativa do governador Raimundo Colombo (PSD) ao assinar no mesmo dia, mas pela manhã, os projetos de largada ao Pacto pela Proteção Social.
Segundo Passos, ao investir cerca de R$ 139,2 milhões em programas de erradicação da extrema pobreza, o governo catarinense estava sendo pioneiro e agindo em prol de grande parcela da população que o elegeu. “Este é o verdadeiro papel do homem público, que é o de agir em favor dos mais necessitados. Somos de partidos contrários, mas tenho que parabenizá-lo pela iniciativa e dizer que os demais estados deveriam seguir o exemplo de Santa Catarina”, elogiou.
O governo pretende, com os programas, atacar de forma ágil e eficaz os problemas que afligem aproximadamente 105 mil famílias que vivem em situação de alta vulnerabilidade social e com renda mínima mensal de até R$ 70. Estas famílias farão parte, inicialmente, do programa Santa Renda que disponibilizará uma bolsa auxílio para que deixem de viver de forma miserável.
Durante seu pronunciamento, o vereador petista lembrou que posteriormente essas pessoas serão inseridas em outros programas sociais como o de qualificação de mão de obra e de geração de renda. “Grande parte dos problemas sociais está na falta de oportunidades. Mas para atacá-los, num primeiro instante é preciso oferecer o mínimo de dignidade a essas pessoas e supri-las das suas necessidades básicas”, ressaltou
Passos ainda fez menção às crianças e aos idosos que, constantemente, são alvos de agressões físicas e psicológicas e também receberão atenção especial dos programas. “Serão criados mais Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especial de Assistência Social (Creas) para atender estas pessoas. Mas é importante frisar que, além da estrutura física, se faz necessário que estes novos centros tenham também o atendimento humanizado e capacitado”, observou.
Presidente da Casa, vereador Paulo Glinski (PSD) aproveitou o gancho do colega para também manifestar sua satisfação pela implantação dos programas e lembrar que a região deve ser uma das principais beneficiadas. “Nenhum homem público de bem deve descansar enquanto a desigualdade social tiver esses índices. Nesse contexto, devemos lembrar que o Planalto Norte é uma das regiões do Estado mais carentes e que deve receber grande parte desses investimentos”, destacou.