Beto Passos denuncia possíveis casos de violência contra crianças em CEI de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 20h53
Presidente da Câmara informa que professora denunciante foi afastada do cargo pela Secretaria Municipal de Educação
           Denúncia feita pelo presidente da Câmara Municipal de Canoinhas, vereador Beto Passos (PT), de que crianças – na sua maioria menores de um ano de idade - vêem sendo agredidas por uma funcionária no Centro de Educação Infantil (CEI) Cecília Meireles, gerou indignação dos demais vereadores e do público que compareceu na sessão ordinária desta segunda-feira, 14. O fato, já havia sido abordado por ele, neste mesmo dia, na Rádio Clube de Canoinhas, emissora qual o vereador faz um programa diário pelas manhãs de segunda a sexta-feira.

Segundo o vereador, uma professora ACT, que atuava no CEI Cecília Meireles, testemunhou várias agressões físicas contra as crianças. Ao relatar os casos de violência à direção da escola e à Secretaria Municipal de Educação, a educadora foi afastada do cargo. “Espero que o secretário de Educação tenha discernimento, apure as denúncias, faça valer a verdade e não simplesmente varra para debaixo do tapete toda essa sujeira”, pediu.

Durante o dia, Passos recebeu ligações e visitas de pais que afirmaram ter notado comportamento estranho nos filhos, muito deles, alunos da própria creche denunciada e também de outros CEI’s. “As famílias levam seus filhos não apenas confiando na boa educação, mas também, esperando cuidado, zelo e amor. Infelizmente não é isso que está acontecendo”, comentou.

Requerimento, de autoria do vereador Beto Passos, será encaminhado à prefeitura de Canoinhas e à Secretaria Municipal de Educação cobrando a apuração das denúncias e solicitando que sejam instaladas câmeras de monitoramento nas CEI’s do município. “É preciso garantir a integridade física dessas crianças e as câmeras, ao menos, iriam inibir atitudes violentas por parte de possíveis agressores”, salientou.

O documento vai pedir também informações sobre o porquê professores graduados, pós-graduados e aprovados em concurso público ainda não foram chamados para trabalhar nas creches. “Tem que acabar com esse apadrinhamento político, onde pessoas sem competência assumem funções sem ter o mínimo de conhecimento e capacidade”, disse o presidente da Câmara.

Vereador Paulo Glinski (DEM), questionou o fato do poder executivo ainda não ter instaurado um procedimento para apurar os fatos. “Um gestor público sério já teria ido buscar uma solução. Mas, ao contrário do que se esperava, puniu a pessoa que levou a público as agressões. É um absurdo”, lamentou o parlamentar. Glinski sugeriu que cópias do requerimento fossem encaminhadas ao Juizado da Infância e da Adolescência e para o Ministério Público.