Beto Passos cobra a contratação de médico especialista para a Apoca

por admin última modificação 08/03/2018 20h52
Vereador afirma que pacientes precisam de atendimento mais humanitário e com maior comodidade

Pessoas assistidas pela Associação dos Pacientes Oncológicos da Região de Canoinhas (Apoca), desde a saída do médico oncologista Marcos Sussembach, precisam se deslocar até o Pronto Atendimento Municipal para receber tratamento relacionado às intercorrências clínicas. O mesmo ocorre com os pacientes da entidade que necessitam de receitas para a aquisição de medicamentos para dor ou, até mesmo, de uso controlado e contínuo.

Até dezembro do ano passado, o médico fazia, além destes procedimentos, também a prescrição de medicação pré-quimioterapia como forma de diminuir os efeitos colaterais do tratamento. Os atendimentos aconteciam todas as quartas-feiras à tarde na sede da própria entidade e beneficiavam os mais de 300 pacientes ativos e que recebem o auxílio freqüentemente. “É importante frisar que nenhum tratamento foi interrompido, mas a qualidade de vida destas pessoas diminuiu consideravelmente”, garantiu a administradora da entidade, Cristiane Arrabar. 

A saída do médico trouxe também transtornos aos pacientes que necessitam fazer cirurgias. Agora, muitos deles se sentem inseguros e aguardam numa fila de espera pelos procedimentos. “O doutor Marcos é cirurgião e os procedimentos mais simples era feito aqui mesmo em Canoinhas através do Sistema Único de Saúde (SUS). Só os casos mais complexos eram encaminhados para os municípios referência no tratamento que são Porto União, Jaraguá do Sul e Florianópolis”, completou.

Assim como já fez em outras ocasiões na Câmara Municipal e também através de seu programa na Radio Clube de Canoinhas, o vereador Beto Passos (PT) voltou a pedir soluções imediatas para o caso. Durante a sessão itinerante na localidade de Barra Mansa, na noite de segunda-feira (16), ele cobrou agilidade na contratação de um novo médico especialista e a cessão deste profissional à Apoca. “Sei que existe a vontade da secretária de Saúde em resolver este problema. Porém, tenho ciência das dificuldades em encontrar um profissional capacitado e que queira vir atuar no município. Mas algo tem que ser feito, os esforços precisam ser redobrados. Afinal, os pacientes carecem de um médico especialista, de um atendimento mais humanitário e de mais comodidade para que possam realizar suas consultas na própria sede da Apoca”, enfatizou Passos.

Presente na reunião, a secretária municipal de Saúde, Telma Regina Bley confirmou a informação de que médicos tem se negado a vir atuar na saúde pública municipal e também lamentou a saída do antigo profissional. “Infelizmente perdemos um especialista que realizava cirurgias pelo SUS. O doutor Marcos Sussembach foi para outra cidade por encontrar resistência para trabalhar aqui em Canoinhas”, denunciou.

Ela lembrou, no entanto, que logo o município poderá contar com outro especialista, já que um médico oncologista se inscreveu para o concurso público que será realizado pela prefeitura.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134