Basílio sugere criação de Conselho para tratar de controle e proteção de animais abandonados em Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 20h52
Edil enviou requerimento à Prefeitura solicitando a criação do órgão, já que problema é também de saúde

A grande população de animais abandonados em Canoinhas, número que só vem aumentando nos últimos anos, foi trazida à sessão desta terça-feira (20) pelo edil Paulinho Basílio (PMDB). Através de requerimento, ele encaminhou ofício à Prefeitura, pedindo atenção aos problemas causados por esse crescimento, como acidentes e questões de saúde, solicitando, então, que seja efetivada a aplicação das leis que tratam do controle e proteção de animais. Basílio solicita, no texto, a criação de um Conselho Municipal de Proteção aos Animais, o que, segundo ele, irá “discutir as saídas para essa situação em que hoje nosso município se encontra.” “Como não posso criar um órgão na administração pública, peço que o Executivo olhe com bastante carinho para esse anteprojeto”, solicitou.

Servidora da saúde, Zenici Dreher (PR) concordou que é preciso resgatar legislações já existentes sobre o tema, cuja execução não ocorre por “falta de pernas.” A vereadora destacou achar interessante a questão do Conselho Municipal e sugeriu ainda a criação de uma Comissão de Controle de Zoonoses no próprio Conselho Municipal de Saúde. Zenici contou que também foi procurada com relação a este problema e que recebeu uma sugestão: que seja montada uma feira de animais para doação no Parque de Exposições, onde ocorre o projeto Família no Parque, quando se pode conversar sobre a responsabilidade de criar um animal. “Este é um assunto que, enquanto servidora pública, também tenho muito interesse, pois atinge diretamente a política de saúde, com relação ao controle de zoonoses”, destacou.

Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066

Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004