Audiência pública para tratar das mudanças no trânsito só será realizada daqui 40 dias

por admin última modificação 08/03/2018 20h51
Câmara vai aguardar respostas a requerimentos encaminhados às entidades que compõem o Observatório Social; Documentos têm a autoria do vereador Paulo Glinski

Assim como já havia acontecido em sessões anteriores, vereadores canoinhenses voltaram a se manifestar esta semana sobre as mudanças programadas para o trânsito em cinco ruas da região central da cidade.

Durante debate na sessão ordinária de segunda-feira, 16, disseram que o Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan) precisa informar se as alterações tiveram ou não o aval do Conselho Municipal de Trânsito.

Esse conselho, conforme o vereador Osmar Oleskovicz (PSD), é composto de representantes da sociedade civil organizada e tem a legitimidade de apontar e colocar em prática as melhorias necessárias para o trânsito. “O problema está é que nem todas as entidades têm participado das decisões”, comentou.

De forma consensual, decidiram ainda que a audiência pública proposta pelo Poder Legislativo e que visa tratar das mudanças só será realizada após um período de 40 dias. Segundo o vereador João Grein (PT), a ideia é aguardar as respostas a requerimentos encaminhados às 15 entidades que compõem o Observatório Social.

Os documentos, de autoria do vereador Paulo Glinski (PSD), perguntam se as entidades foram consultadas e a opinião delas sobre as alterações. Conforme o Detracan, a implementação das mudanças deve acontecer num prazo de até dois meses, dependo da instalação da sinalização.

Para evitar novas polêmicas, vereador Renato Pike (PR) informou que em breve apresentará projeto de lei no qual obriga a realização de consulta popular e audiência pública antes de qualquer alteração no trânsito da cidade. “Para que a comunidade e, principalmente, os comerciantes sejam ouvidos. Afinal, são eles um dos principais dos responsáveis pela movimentação econômica do município”, garantiu.

Como já havia feito na semana passada por meio de indicação ao prefeito Beto Faria (PMDB) e ao Detracan, vereador Wilmar Sudoski (PSD) voltou a sugerir a abertura do calçadão da Rua Felipe Schmidt, no centro.

Segundo ele, o município deveria aproveitar o início das obras do sistema de esgotamento sanitário e também as mudanças no trânsito para transformar essa via em sentido único, com acessos através das Ruas Francisco de Paula Pereira e Vidal Ramos até a Rua Major Vieira.

A sugestão de Sudoski foi defendida por seu colega de Casa, vereador Renato Pike, que além da implementação do sentido único na rua do calçadão, ainda está propondo a construção de estacionamento em forma de 45 graus.

Mudanças

De acordo com o Detracan, a Rua Eugênio de Souza terá sentido único entre as Ruas Francisco de Paula Pereira e Coronel Albuquerque, ou seja, na direção da Automecânica e Peças Léo até o Mercado Futurama.

Já a Rua Getúlio Vargas terá sentido único desde a Coronel Albuquerque até a Rua Francisco de Paula Pereira, ou seja, na direção do Supermercado Queluz até a Loja Colombo.

A Rua Francisco de Paula Pereira terá sentido único entre as Ruas Getúlio e Eugênio de Souza, no sentido Loja Colombo a Automecânica e Peças Léo.

Parte da Rua Major Vieira, na praça Lauro Muller, também deve ser modificada e ficará no mesmo sentido do fluxo dos ônibus, ou seja, da Rua Eugênio de Souza a Getúlio Vargas.

Também ocorrerá alteração na Rua Rui Barbosa. Em frente ao Supermercado Bom Dia 1 e Bom Dia Atacado, haverá sentido único para quem vem da Rua Roberto Ehlke à escola Santa Cruz.