Ato pró-instalação da UFFS reúne lideranças do Planalto Norte catarinense e Sul do Paraná

por admin última modificação 08/03/2018 20h51
Iniciativa partiu da coordenação dos movimentos sociais na região; Câmara de Canoinhas se fez presente através de seu presidente, João Grein e da vereadora Cris Arrabar

Parte da programação do 30º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), o ato pró-instalação de um campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) no Planalto Norte catarinense reuniu um público superior a 300 pessoas.

Prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas da região marcaram presença. Representantes das entidades da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais do Planalto Norte e do Sul do Paraná também acompanharam o ato público.

Vice-reitor da UFFS, Antonio Andreolli, prestigiou o evento que aconteceu na tarde de quarta-feira, 10, no parque de exposições Ouro Verde, em Canoinhas.

A iniciativa partiu da coordenação dos movimentos sociais na região, contando com o apoio da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte).

A Câmara Municipal de Canoinhas se fez presente através de seu presidente, João Grein (PT) e da vereadora Cris Arrabar (PT).

Assinaturas de apoio à vinda da universidade foram recolhidas durante o encontro. Novos abaixo assinados devem ser realizados e, posteriormente, encaminhados à reitoria da UFFS.

Em agosto, quando da entrega do projeto oficial de instalação do campus, também foi apresentado documento contendo 7,5 mil assinaturas. Desse montante, 3,7 mil foram recolhidas através de mobilizações feitas pela Câmara Municipal de Canoinhas e que tiveram o respaldo de entidades, associações de moradores, sindicatos e órgãos ligados às esferas de governo.

Além de trazer o ensino superior público de qualidade, o coordenador dos movimentos sociais, vereador João Grein (PT), disse que a vinda da universidade proporcionaria o desenvolvimento regional nos mais diversos segmentos da sociedade. “É uma necessidade que temos, mas não porque somos uma região pobre e sim devido ao potencial do nosso povo. Fora isso, o estado brasileiro tem uma dívida história tanto com o Planalto Norte catarinense, quanto com o Sul do Paraná e que está na hora de pagar”, afirmou.

Para o vice-reitor da UFFS, Antonio Andreolli, consenso entre os prefeitos e demais autoridades políticas dos dois estados demonstra o interesse da região em contar com um campus da universidade. Solicitou ainda que no mês de março, duas pessoas representem o Planalto Norte durante a reunião do conselho administrativo da UFFS.

Antes da realização do ato público, prefeitos e lideranças dos municípios que integram a Amplanorte haviam se reunido durante almoço com o objetivo de debater e traçar metas futuras para o projeto de implantação do campus.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134