Atenção a empresários locais e aumento da geração de emprego são objetivos de gestor da Secretaria do Desenvolvimento Econômico

por admin última modificação 08/03/2018 20h51
Paulo Machado ainda pretende atuar em políticas que aumentem a renda da população e levantar mapa da cidade

Fez uso da tribuna livre nesta terça-feira (28), na Câmara de Vereadores de Canoinhas, o novo responsável pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Machado. Após citar a participação feminina na Casa, que é de 40%, destoando dos 10% que ilustram o cenário nacional, ele enumerou os objetivos de sua gestão: organizar a pasta; aperfeiçoar e dinamizar o atendimento; formar políticas que possibilitem desenvolvimento da economia, a geração de emprego e o aumento real da renda da população de Canoinhas. Machado lembrou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também é responsável pelo Bloco de Notas, que emite os documentos aos produtores rurais, que, segundo ele, são responsáveis por praticamente 50% da arrecadação do município. Pensando justamente em otimizar o serviço, segundo informações do gestor, foi implantado um projeto piloto no setor do Bloco de Notas, cuja realização se dá através de um questionário de qualidade, que vai avaliar o atendimento.

Outro ponto destacado por Machado foi o levantamento de áreas públicas na cidade. Ele chamou a atenção para um possível “equívoco histórico”, já que nenhum bem imóvel está catalogado no setor de patrimônio do município. “Não há relação, porque historicamente esse levantamento nunca havia sido feito”, contou. De acordo com ele, o prefeito Beto Passos (PSD) já solicitou a lista destes bens, para que todos os imóveis sejam de fato catalogados. O objetivo, de acordo com ele, é solicitar estudo de todas as áreas e verificar a disponibilidade, o zoneamento e a viabilidade, montando um mapa de desenvolvimento. “Que quando o empreendedor vier buscar área pra se instalar, nós digamos exatamente o que podemos oferecer”, explicou.

Paulo Machado também explanou sobre o potencial interno que Canoinhas tem, em se falando de criação de micro e pequenas empresas. Ele disse que há um hábito de se buscar investimentos externos, mas que “acabamos esquecendo do potencial de nossas empresas e micro empresas.” “No último mês a cidade criou em torno de 115 empregos, dos quais 50% foi criado pela micro e pequena empresa, principalmente no setor de serviços e comércio, então verificamos a possibilidade de ampliar a geração de empregos, focando na micro e pequena empresa, trabalhando no crescimento endógeno, baseado na valorização interna, no que é nosso, na especialização, nossas potencialidades”, frisou.

O gestor do Desenvolvimento Econômico municipal também destacou algumas metas a serem alcançadas ainda neste primeiro semestre, como firmar parcerias com órgãos públicos federais, estaduais e da iniciativa privada, para oferecer formação e especialização de trabalhadores e de micro empreendedores individuais, além de desenvolver programas voltados à educação dentro das escolas, incentivando a prática do empreendedorismo em crianças, jovens e adolescentes.

Sobre outras secretarias, Machado garantiu que pretende trabalhar em um processo de desburocratização, para fazer as pastas trabalharem juntas, em prol do desenvolvimento da cidade. Ele citou ainda um Plano Municipal do Turismo, que já está sendo executado. Por fim, enfatizou que Canoinhas possui tudo o que precisa para evoluir. “Temos matéria-prima, temos mão de obra competitiva e muito qualificada e na veia da população canoinhense corre o sangue dos guerreiros que deram a vida para proteger essa terra e para proteger os seus sonhos”, realçou.

O convite para a vinda de Paulo Machado à Câmara de Vereadores foi realizado pelo edil Chico Mineiro (PR), através de requerimento.

Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066

Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004