Aprovada doação de lentes óticas e armação às pessoas carentes

por admin última modificação 08/03/2018 20h50
Outros dois projetos foram apreciados na sessão de segunda-feira; Vereadores também apresentaram indicações para a cidade e o interior
Aprovado de forma unânime e, em segunda votação, na sessão ordinária de segunda-feira (1º), o projeto de lei nᵒ033/2013 que autoriza o fornecimento de autorização, por parte do poder público municipal, para que pessoas comprovadamente carentes tenham acesso gratuito a lentes óticas e armação.
Pela matéria, de autoria do executivo municipal, ficam beneficiadas crianças e adolescentes em idade escolar, pessoas atestadas como sendo de baixa renda pela Assistência Social e também os idosos.
A redação inicial previa que a receita só poderia ser expedida por médico oftalmologista. Porém, emenda proposta pelo vereador Renato Pike (PR), fez com que os optometristas também pudessem ficar autorizados em fornecê-las. “Ao incluir estes profissionais, estamos valorizando todos aqueles que escolheram a nossa cidade para sua formação e um dos cursos que é referência em todo país”, justificou.
Também em segundo turno foi aprovado o projeto de lei nᵒ030/2013, de autoria do vereador Renato Pike (PR), que denomina de rua Agrimensor Genival Stelzner Batista, a via pública que inicia a margem direita da rua Guilherme Gonchorovski, sendo a primeira rua após a cerâmica Triangulo, no bairro Alto da Tijuca.
Em primeira votação, os vereadores apreciaram por unanimidade o projeto de lei nᵒ034/2013, de origem do executivo municipal, que autoriza o repasse de subvenção social para entidades.
Para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) serão destinados R$ 36.475,54 e à Rede Feminina de Combate ao Câncer outros R$ 10 mil. “É importante explicar que estas verbas são direcionadas única e exclusivamente a estas entidades, não podendo ter outro destino”, comentou o vereador Paulo Glinski (PSD), durante discussão da matéria na semana passada.
A matéria contempla ainda o Corpo de Bombeiros com R$ 35.658,00 e a Polícia Militar com valor equivalente até 1.800 litros de gasolina mês até o final deste ano. “O valor base do litro é o mesmo pago pelo município para abastecer sua frota”, completou Glinski. O auxílio fará com que a PM possa realizar o policiamento ostensivo motorizado com rondas periódicas em diversos bairros da cidade e localidades do interior.

Indicações

Ainda na sessão ordinária, realizada na noite de segunda-feira (1º), os vereadores canoinhenses apresentaram seis indicações. Bene Carvalho (PMDB) está solicitando a implantação de uma linha de ônibus que passe pelas ruas Otávio Tabalipa, Fauri de Lima e Pedro Barbosa, todas no distrito do Campo da Água Verde.

Bene também está pleiteando a instalação de uma academia ao ar livre na localidade de Felipe Schmidt. Esta indicação também conta com a assinatura do vereador Neno Pangratz (PP).

Neno, por sua vez, pede ainda a atenção do governo municipal para a comunidade de Caraguatá. Ele está solicitando a instalação de iluminação pública na estrada que liga está comunidade até Paula Pereira. “O trecho é de aproximadamente um quilômetro, passa pelas propriedades de umas sete famílias. Pessoas reclamam da escuridão porque utilizam a via no momento em que retornam do trabalho ou até para se deslocar a escola”, afirmou.
Vereador Chiquinho da Silva (PMDB) propôs, por meio de indicação, o recapeamento com asfalto da rua Jacob Scheuer, na extensão que compreende a rótula da BR-280 até o portão principal de acesso a Cia Canoinhas de Papel. “O fluxo de veículos é intenso, dá acesso à escola, a uma grande empresa de nossa cidade e, por estar em condições precárias, merece sim melhorias”, defendeu.
Já Wilmar Sudoski (PSD) está solicitando a prefeitura do município a pavimentação asfáltica da rua Otávio Tabalipa, na extensão entre a via Adolfo Bading e avenida do Expedicionários e ainda da rua Alfredo Mayer, no trecho que compreende as vias Adolfo Bading e Teodoro Humenhuk.

Fones: 47 3622 3396/8805 5134