Após repúdio contra fechamento de unidade, Hemosc entra em contato com Câmara dos Vereadores de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 20h49
Assessoria do Centro de Hematologia e Hemoterapia enviou nota para explicar os motivos do fechamento

O fechamento da unidade de coleta de Canoinhas do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc), ocorrido em janeiro, causou fervor entre a população e o poder público. A cidade, que é reconhecida como capital dos doadores de sangue, agora precisa deslocar um ônibus com cidadãos para que, voluntariamente, passem pela coleta em Joaçaba.

Para repudiar o fechamento do centro, o presidente da Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (Adosarec), Silmar Luis Golanovski, utilizou a tribuna livre da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (13). O pronunciamento, apoiado pelos vereadores, foi bastante repercutido.  Tanto que, na tarde desta sexta-feira (17), a assessoria de Imprensa do Hemosc entrou em contato e enviou uma nota, explicando os motivos do fechamento da unidade.

O que, mais uma vez, não foi levado em conta, é o fato de que o Hemosc de Canoinhas apenas não supriu as metas estabelecidas por não ter conhecimento delas, já que a unidade central, em Florianópolis, jamais enviou documentos referentes a isto à Canoinhas, como já havia explicado Silmar Golanoviski.

Confira na íntegra o texto enviado pelo Centro:

A Direção Geral do Hemosc vem a público esclarecer que a região de Canoinhas continuará a ser atendida e abastecida com sangue e seus derivados, como sempre foi. O fechamento da Unidade de Coleta de Canoinhas em janeiro deste ano em nada afetará o abastecimento e o pleno atendimento das necessidades da população da região.

O encerramento das atividades daquela unidade foi decidido com base nas normas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que define critérios e parâmetros para o planejamento e programação de ações e serviços de saúde no âmbito do SUS.

O quantitativo diário coletado em Canoinhas será compensado nas demais estruturas da Hemorrede, se necessário, de modo que o fechamento da Unidade não impacte nos estoques de sangue. O atendimento daquela região será mantido, assim como as ações de estímulo à doação de sangue, por meio da realização regular de Coletas Externas, que consiste na formação de uma equipe mínima e alocação de equipamentos em área previamente definida pelo município.

Agradecemos à Associação dos Doadores de Canoinhas – a ADOSAREC – e aos demais doadores do município e região pelo trabalho realizado. Esperamos continuar contando com esta importante parceria.

Florianópolis, 14 de fevereiro de 2017.

Jornalista Dayane Wolff

Fones: 47 3622 3396/ (41) 99928-4004