AMA Canoinhas busca apoio para construção de Centro de Atendimento Especializado ao Autista na Câmara de Vereadores

por Assessoria de Imprensa última modificação 07/07/2021 15h38

Representantes da Associação participaram da sessão desta terça

Sarah Hoppe e Taíssa Budant, representantes da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Canoinhas participaram da sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 7, e fizeram uso da tribuna para apresentar os projetos e demandas da Associação.

Taíssa Budant, vice-presidente da Associação iniciou a fala, contando um pouco como começou a Associação. A Ama teve início em junho de 2020, em meio à inesperada pandemia, onde o momento exigia distanciamento e resiliência. No dia 9 de setembro de 2020, a Associação saiu oficialmente do papel. “Desde então, a sociedade nos abraçou e percebemos que esta causa vai muito além. “Muitos cidadãos viram na AMA, a sua luta e a esperança de um futuro melhor para seus filhos e para os próximos que virão”, disse Taíssa.

Em janeiro deste ano, a Associação levou ao prefeito Beto Passos e vice-prefeito Pike o conhecimento dos problemas que os pais de autistas enfrentam todos os dias e como a Associação poderá auxiliar nesse processo e em abril deste ano, a Associação mostrou ao prefeito e vice, um modelo de um centro especializado em autismo. Sensibilizado com a causa, Passos afirmou que se a Associação conseguisse recurso para a construção do centro, o Município faria a sessão de uso do terreno para a Associação. Deste dia em diante, os voluntários e membros da diretoria dedicaram dias e noites para que o sonho se tornasse realidade.

Sarah Hoppe, presidente da AMA agradeceu aos ‘anjos da guarda’ que caminham e sonham junto com a associação. Sarah citou a vereadora Juliana Maciel, que esteve presente desde o início da criação da Associação e levou a demanda da necessidade do Centro de Atendimento Multiprofissional do Transtorno Espectro Autista (TEA) em Canoinhas, até o Lions Clube Ouro Verde. A presidente também destacou o nome da governadora do distrito LD5, Cacilda Riske Capanema, que abraçou a causa e prontamente se disponibilizou em colocar o projeto do centro em apreciação na RGD a fim de que a Fundação Internacional Melvin Jones auxiliasse financeiramente o projeto.

No dia 22 de maio deste ano, depois de muito trabalho, que segunda Sara foi devido ao acolhimento e agilidade ímpar do Lions Clube Ouro Verde e da governadora Cacilda, e com a garantia do prefeito da sessão de uso do terreno e o termo de colaboração para a contratação de profissionais especializados, o projeto do centro da AMA foi aprovado por unanimidade. A Associação receberá o teto máximo da verba no valor de US$ 100 mil.

Nesta terça-feira, a AMA recebeu a notícia de que a deputada federal Geovania de Sá, a pedido de Norma Pereira, destinou à AMA, via fundo de investimento do município, o valor de R$ 249.986,00 para auxílio nas obras. No entanto, o projeto do Lions precisa para se efetivar de uma contrapartida da sociedade de US$ 25 mil para ser somado ao total do projeto. “Vamos lançar uma campanha de apoio e apelo por ajuda para arrecadar esse valor para a construção desse centro”, afirmou Sara.

A presidente agradeceu ainda o apoio do vereador Willian Godoy, que também é membro do Lions Clube e assim que o prefeito der um posicionamento sobre o terreno, retorna à Câmara de Vereadores com a resposta para compartilhar com a sociedade canoinhense.

Emocionada, a vereadora Juliana Maciel afirmou que esse era um dia muito especial para a AMA Canoinhas. “Não consigo imaginar o benefício, que para mim é incontável, para a comunidade canoinhense e para toda a região e ver que esse sonho está cada vez mais próximo de acontecer, justamente porque as pessoas se unem, se engajam, entendem e respeitam essa causa. A gente que acompanha o autista no dia a dia, sabe da importância e do tamanho da necessidade do tratamento precoce e da falta que isso traz para nossa sociedade, e o quanto a associação pode auxiliar por quase todo o Planalto Norte, ou pelo menos pela microrregião”, declarou Juliana.

Willian Godoy afirmou que desconhecia inicialmente do movimento e do grande número de casos em Canoinhas, mas que através do Lions começou a perceber a importância. “Vocês estão escrevendo e colocando o nome de vocês na história. Aqueles que estão sendo atendidos e que são o motivo pelo qual vocês têm trabalhado de forma de muito intensa, eles vão ter muito que comemorar futuramente”, sustentou Godoy.

Osmar Olescovicz citou que na Secretaria de Educação de Canoinhas são atendidos 203 alunos com algum tipo de deficiência, dos quais 28 têm espectro autista. “Vocês tomaram a responsabilidade e chamaram a atenção. E vimos a importância disso no trabalho feito esse ano nas escolas. Quando esse tema (autismo) foi trabalhado nas escolas viu-se que as pessoas não tinham trabalhado anteriormente com tanta ênfase como neste ano”, mencionou Olescovicz.

Sudoski destacou a importância da AMA e parabenizou a todos os integrantes. “Desejo muita saúde, muita perseverança, quem está em uma causa como essa precisa sempre perseverar”, disse Sudoski.

“O trabalho que vocês fazem, o mais importante, é que vocês estão fazendo com amor. É amor pelo próximo e vocês terão ajuda de muitas pessoas que vão ter a sensibilidade de estar junto com vocês apoiando esse projeto lindo, maravilhoso, abençoado por Deus”, destacou o presidente da Casa, vereador Gil Baiano.

ama_tribuna.jpg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores