Alunos de escola municipal realizam visita de estudos à Câmara de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 20h49

Estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Frei Fabiano Gadzinski, situada no Loteamento Cristo Rei, no bairro Industrial 1, realizaram visita à Câmara Municipal de Canoinhas na manhã desta sexta-feira, 23.

Além de conhecerem as dependências da sede do Poder Legislativo, como o plenário onde são realizadas semanalmente as sessões ordinárias e também a galeria de ex-presidentes, os alunos também receberam informações pertinentes à atuação dos vereadores como agentes fiscalizadores do Executivo Municipal e responsáveis pela criação e aprovação das leis que regem o município.

De acordo com a professora Neusi Aparecida Pauluk Kieski, a visita fez parte do cronograma de estudos implementados pelas disciplinas de História e Geografia, sobre os Poderes Constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário).

O sistema de divisão tripartite e que regula o Estado até os dias atuais foi criado por Charles Montesquieu (1689-1755).  No livro “O Espírito das Leis”, publicado em 1748, o pensador francês elaborou conceitos sobre as formas de governo e exercício da autoridade política que se tornaram pontos doutrinários básicos da ciência política.

As professoras Mari Neide Alexandre, Claudete Gravi Gonçalves e a estagiária Taís Adriane Nunes dos Santos também acompanharam os alunos. Todos foram recepcionados pelo chefe de gabinete da presidência da Casa, servidor Valdir Amaral.