Agricultores protestam contra as quedas de energia elétrica na região de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 20h48
Vereadores João Grein, Chiquinho da Silva, Wilmar Sudoski e Cris Arrabar participaram do ato e apoiaram as reivindicações dos manifestantes

Protesto realizado na manhã desta segunda-feira, 13, em Canoinhas, cobrou soluções para as constantes oscilações e quedas de energia elétrica na região. Cerca de 50 manifestantes, na sua maioria de agricultores, concentraram-se em frente à agência local das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

As interrupções têm prejudicado a rotina de trabalho e causado prejuízos financeiros para fumicultores, produtores de leite e criadores de suínos e aves nos municípios de Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Monte Castelo, Papanduva e Major Vieira. Queda de energia, na madrugada do último sábado, 11, ocasionou a morte de 32 mil frangos na propriedade de Moacir Bail, agricultor radicado na localidade do Salto da Água Verde, em Canoinhas. O agricultor contabiliza perdas de até R$ 200 mil.

Organizado pela coordenação regional do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), o protesto também serviu para pedir mais respeito com os produtores rurais. Muitos deles dizem que estão prestes a perder toda sua produção caso o problema não seja sanado.

Um dos idealizadores do manifesto, coordenador regional do Sintraf e vereador João Grein (PT), solicitou audiência com o gerente local da Celesc, Oswaldo Romanowski. Grupo de agricultores e autoridades foram recebidos pelo gerente ainda pela manhã.

Em dezembro do ano passado, ao ocupar a tribuna livre da Câmara, Grein já havia pedido mais atenção aos agricultores e cobrado soluções. “Em Canoinhas são injetados mais de R$ 150 milhões na economia graças ao trabalho no campo. Só do fumo são R$ 76 milhões, pois o nosso município é campeão em produção e produtividade”, frisou à época ao destacar a importância da agricultura na economia do município.

Abaixo assinado, contendo uma série de reivindicações, será encaminhado ao presidente da estatal, Cleverton Siewert e demais autoridades do Estado.

Vereadora Cris Arrabar (PT) e os vereadores Chiquinho da Silva (PMDB) e Wilmar Sudoski (PSD) também participaram do ato e manifestaram apoio às reivindicações dos agricultores.