Agricultores organizam pautas, elencam prioridades e fazem mobilização em Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 20h48
Vereador João Grein e vereadora Cris Arrabar participam do ato organizado pelo Sintraf e que conta com a presença de produtores rurais da região

Reunidos desde a manhã desta segunda-feira, 09, agricultores familiares de Canoinhas e de municípios vizinhos estão pleiteando uma série de reivindicações, entre as quais, a recuperação das estradas do interior e o reajuste de 15% no preço do fumo, tendo como base o valor pago na safra 2013/2014 e que chegou a R$ 7,80 por quilo.

A mobilização iniciou em frente a Igreja Matriz Cristo Rei, no centro da cidade. Até o final do dia, os agricultores devem se reunir e protestar em frente as fumageiras e à prefeitura de Canoinhas.

Representando a Câmara Municipal de Canoinhas, vereador João Grein (PT) e a vereadora Cris Arrabar (PT) acompanham o evento. Na semana passada, ambos assinaram moção de apoio que declara apoio e elenca prioridades para os produtores de tabaco.

O documento foi encaminhado ao prefeito Beto Faria (PMDB), vice-presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Gelson Merísio e ao deputado federal Pedro Uczai (PT).

O ato, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), contou com a participação do deputado estadual Dirceu Dresch (PT), do vice-prefeito Eraldo Schiessl (PP) e da vereadora Mariza Schiessl (PP), ambos de Bela Vista do Toldo.

Pautas

O movimento organizou quatro pauta de reivindicações. Além do reajuste do preço do fumo, à Amprotabaco estão sendo solicitados a diminuição das 40 classes de classificação de fumo para no máximo 16; a responsabilidade social que deverá ser assumida tanto pelas empresas fumageiras, quanto pelos próprios produtores e governos no que tange o trabalho infantil e de idosos, o uso correto de agrotóxicos e os cuidados com a questão ambiental; atendimento médico especializado para os fumicultores e seus familiares; compromisso das empresas fumageiras em adquirir toda a produção cadastrada e a garantia de maior participação dos fumicultores no processo de classificação e negociação do fumo.

Junto a Caixa Econômica Federal está sendo pleiteada a liberação imediata e assinatura dos contratos de habitação rural. Diante do Governo Federal, o movimento busca a elevação do pagamento do salário maternidade das mulheres agricultoras que hoje é de quatro para seis meses.

Entre os dez itens contidos no documento que será direcionado ao Governo do Estado, estão a melhoria da energia elétrica nas comunidades rurais com a garantia de rede trifásica e construção de uma subestação na localidade de Rio da Areia de Baixo; manutenção e estruturação da SC-303 que liga a BR-280 em Canoinhas até Timbó Grande; reestruturação da SC- 477 entre Canoinhas a BR-116 em Papanduva, com a construção de acostamentos e melhoria dos acessos às comunidades e legislação específica para a agricultura familiar na implantação de agroindústrias.

A manutenção constante de estradas interioranas e a melhoria no acesso do sinal de internet nas comunidades rurais são as duas solicitações contidas no documento que será encaminhado ao prefeito canoinhense Beto Faria (PMDB).

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134