Agricultores familiares terão Unidade de Distribuição de Alimentos

por admin última modificação 08/03/2018 20h48
Antonio Bayl, que é membro da Comsol, fez o anúncio na Câmara; Recursos de R$ 459 mil foram garantidos pelo Governo Federal

Cerca de 50 famílias de agricultores canoinhenses que hoje integram a Cooperativa de Comercialização Solidária (Comsol) terão, a partir do próximo ano, uma Unidade de Distribuição de Alimentos. O produtor rural e membro da cooperativa, Antonio Bayl fez o anúncio para os vereadores ao ocupar a tribuna livre da Câmara, na noite de segunda-feira, 06.

Os recursos, segundo ele, foram garantidos pelo Governo Federal através de projetos encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “Há algum tempo nós estávamos pleiteando estas verbas. Porém, só agora conseguimos. É importante dizer que os projetos foram articulados e elaborados pela Comsol, mas houve uma mobilização muito grande, tivemos parcerias locais fortes e que foram fundamentais para que tivéssemos êxito”, ressaltou.

Para a construção da unidade foram liberados aproximadamente R$ 459 mil. Já existem tratativas entre a Comsol e a prefeitura do município para que o prédio possa ser edificado numa área dentro do parque de exposições Ouro Verde, no bairro Piedade. Há quase quatro anos a cooperativa vem fornecendo alimentos produzidos pelos próprios agricultores às escolas da rede municipal de ensino.

A parceria só foi possível graças aos recursos destinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para que a prefeitura colocasse em prática o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e também o Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os projetos tiveram início no segundo semestre de 2009 com a liberação de recursos federais de aproximadamente R$ 26 mil.

No ano seguinte estes valores aumentaram para R$ 86 mil e, no ano passado, para R$ 284 mil. Em 2012 estima-se que estes recursos cheguem na ordem de R$ 280 mil. “O governo municipal faz a ponte para que estes recursos federais possam pagar pelos produtos que nós fornecemos. É importante lembrar que temos também o acompanhamento técnico das nutricionistas da prefeitura que sempre nos orientam”, enfatizou

Mais atenção aos agricultores familiares

Em seu pronunciamento, Bayl criticou a burocracia que atrapalha o andamento da administração pública em todas as esferas de governo. “Isso emperra muitas coisas”, declarou. Ele também cobrou uma legislação especifica para as cooperativas e agroindústrias que englobam os agricultores familiares. “Peço aos vereadores que procurem seus deputados, tanto na Assembléia, quanto na Câmara Federal, e façam uma pressão para que essa legislação vigente possa ser modificada”, ressaltou.

Bayl justificou seu pedido afirmando que só esta iniciativa fará com que as pequenas cooperativas possam competir em pé de igualdade com as grandes indústrias. “Trabalhamos com um público seleto e temos a mesma carga tributária de uma grande empresa. Assim, não conseguimos competir no mercado. O importante é fazer as coisas para que todos saiam ganhando”, completou.

O produtor disse ainda que aguarda ansiosamente pelo fim da terceirização da merenda escolar na rede estadual de ensino. “O governador do Estado prometeu que faria isso em 2013. Espero que ele cumpra sua palavra, pois do jeito que está fica dificultada a participação. E, se permanecer como está não tem como fornecer nossos alimentos”, finalizou.

Câmara de Vereadores de Canoinhas