Agricultores ameaçam bloquear estradas no interior e fazer ‘tratoraço’, diz Grein

por admin última modificação 08/03/2018 20h48
Trajeto do transporte escolar está comprometido no distrito de Pinheiros; Vereadores dizem que têm cobrado melhorias, mas não têm sido atendidos pelo Executivo

Devido à precariedade das estradas do distrito de Pinheiros, onde até o trajeto do transporte escolar está comprometido, vereador João Grein (PT) informou que agricultores daquela região do município ameaçam protestar pacificamente como forma de chamar a atenção das autoridades.

Segundo o vereador, produtores rurais e populares prometem bloquear estradas em algumas localidades do distrito e até fazer um ‘tratoraço’ em frente à prefeitura. Eles pedem vias em boas condições de tráfego, principalmente, para poder escoar a produção. “Já era para ter acontecido na semana passada, mas como teve o Carnaval, acabaram dando uma trégua. Mas acredito que desta semana não passa”, comentou.

Ainda de acordo com Grein, pelo menos 30% dos alunos que dependem do transporte escolar para chegar até a Escola Maria Izabel de Lima Cubas, na localidade de Rio da Areia do Meio, faltaram à aula nesta segunda-feira, 23, por falta de passagem em diversos pontos do distrito.

Para evitar que os estudantes continuem perdendo aula, o vereador apresentou indicação solicitando ações emergenciais, principalmente, nas vias em que passam o veículo escolar. O documento é direcionado ao prefeito Beto Faria (PMDB) e também à secretaria de Obras.

Já em outra indicação, mas que será encaminhada ao Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan), está pedindo a construção de duas lombadas em frente à Escola Maria Izabel de Lima Cubas. A intenção é inibir o excesso de velocidade e, assim, garantir a segurança dos alunos que transitam em frente à unidade de ensino.

Sugestões

Problema semelhante ao de Pinheiros é também verificado em outros distritos do interior do município. A situação há tempo vem sendo combatida pelos vereadores durante as sessões ordinárias.

Grein falou que a Câmara tem feito sua parte que é a de indicar e cobrar as melhorias, mas não vem sendo atendida pela municipalidade.

Conforme o vereador, até foi sugerida a contratação de máquinas para auxiliar no trabalho de recuperação das estradas. Além disso, foi oferecido o suporte legal para o pagamento de horas extras para os funcionários do setor de Obras na tentativa de acelerar os serviços.

Diante do silêncio do Executivo, o vereador resolveu apresentar denúncia ao Ministério Público (MP). Foram entregues um abaixo assinado com 435 assinaturas e relatório da audiência pública realizada pela Câmara, no ano passado, e que tratou dos aterros, obras e serviços nas estradas.

Na semana passada o MP solicitou informações detalhadas sobre os problemas, locais e famílias atingidas. Em dez dias a Câmara deve apresentar as respostas.

Manifestações

Para a vereadora Cris Arrabar (PT), falta gestão no comando da secretaria de Obras. Segundo ela, é inadmissível que crianças deixem de ir à escola pelo fato de as estradas não oferecerem condições de tráfego ao veículo escolar.

Exemplificou o que vem ocorrendo na comunidade de Rio da Ilha, que fica entre Rio dos Pardos e Serra das Mortes. Lá, os alunos têm de caminhar até cinco quilômetros para pegar o transporte, que não chega à comunidade devido às péssimas condições da via. “Em três semanas de aula, foram apenas dois dias”, lamentou.

Paulo Glinski (PSD) disse que as pessoas estão desanimadas com o abandono das estradas e que os protestos não devem ficar restritos apenas ao distrito de Pinheiros. “Perderam a esperança de que algo bom possa acontecer para resolver os problemas nas localidades. Por isso eu apoio essas manifestações”, ressaltou.

Lembrou que a Câmara vem cobrando o Executivo, apresentando propostas e até contribuindo financeiramente para que o município pudesse promover as melhorias necessárias nas estradas. “É só verificar no volume de recursos devolvidos nos últimos anos. Mas infelizmente a gente não vê esses recursos serem revertidos em algo que de fato possa beneficiar a comunidade”, observou.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134