Agricultor reclama de morosidade em atendimento oferecido por setor público municipal

por admin última modificação 08/03/2018 20h48
Bernardino Zakaluzne apresentou queixa na tribuna da Câmara; Requerimento busca informações junto ao prefeito

Por solicitação do seu presidente, vereador Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB), a Câmara Municipal de Canoinhas está encaminhando requerimento ao prefeito Beto Faria (PMDB), no qual busca esclarecimentos sobre a documentação necessária e qual o prazo, a partir do pedido protocolado, para que se retire o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

A iniciativa partiu depois que o produtor rural Bernardino Zakaluzne ocupou a tribuna na noite de segunda-feira, 26, para reclamar da morosidade do atendimento no setor de CCIR, que é ligado ao Bloco de Notas da prefeitura. O certificado é indispensável para desmembrar, remembrar, arrendar, hipotecar ou prometer em venda o imóvel rural.

O agricultor, que é morador da localidade de Arroios, disse ter precisado de uma cópia atualizada do CCIR para a tomada de empréstimo junto a uma instituição bancária. Mas, ao procurar o setor com o número da matrícula, foi informado de que o certificado só seria emitido mediante apresentação de cópias autenticadas de pelo menos mais quatro documentos.

O responsável pelo setor teria afirmado, ainda, que a cópia atualizada só seria fornecida num prazo de até 30 dias após o interessado ter protocolado o pedido e apresentado os documentos.

De posse do mesmo número de matrícula, Zakaluzne se dirigiu ao município de Major Vieira. Lá, foi até o setor de Bloco de Notas e em menos de cinco minutos estava com a cópia do documento em mãos. “Me senti até envergonhado”, ressaltou.

De acordo com o agricultor, o funcionário do setor lhe garantiu que canoinhenses têm ido até lá com frequência para retirar cópias atualizadas. “É preciso investigar o que está acontecendo aqui”, sugeriu.

Ele ainda lembrou que outros produtores precisam do documento e deverão passar pela mesma situação vivenciada por ele. “Será que o responsável pelo setor (Canoinhas) pensa que nós somos otários?”, questionou.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134