Ações da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas são apresentadas na Câmara

por admin última modificação 08/03/2018 20h48
Presidente falou aos vereadores sobre a atuação do comitê nos cinco municípios participantes

As ações desenvolvidas pelo comitê de gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas foram apresentadas na Câmara Municipal na noite de segunda-feira (28). O presidente do comitê, Alfredo Lang Scultetus, ocupou a tribuna livre para repassar aos vereadores informações pertinentes a atuação nos cinco municípios participantes e também sobre o trabalho de conscientização desenvolvido na sociedade.

Criado através da homologação do decreto estadual n° 828, de 26 de setembro de 2003, o comitê é composto por 40% de integrantes da sociedade civil organizada, 40% de usuários e mais 20% de representantes de prefeituras e órgãos governamentais. “É um colegiado com poder consultivo e deliberativo que trata dos problemas da bacia e aponta as soluções”, explicou Scultetus.

A Bacia do Rio Canoinhas é composta por 50 membros dos municípios de Canoinhas, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva e Três Barras. Ela ocupa uma área de 1.443 km2 e uma extensão de 143 km. Cada bacia, por suas diferentes características biológicas, possui particularidades e identidades distintas.

Segundo Scultetus, a água da Bacia do Rio Canoinhas é usada na agricultura, no campo e nos reflorestamentos de nível inicial, médio e avançado. Um dos grandes desafios do comitê é elaborar um plano para saber a qualidade da água que é utilizada. “É um custo elevado e, além disso, encontramos dificuldades para realizar o cadastramento dos usuários. Ou seja, para conhecer quem usa a água, como usa, onde usa e para quê usa”, explicou. Hoje a região conta apenas com 140 cadastros, dos quais, 34 estão em Canoinhas e 87 em Major Vieira.

Por intermédio do comitê são realizados anualmente quatro monitoramentos em diferentes pontos da bacia. “As situações mais preocupantes são verificadas sempre nas proximidades das cidades. Isso comprova a importância de investimentos na implantação do saneamento básico”, acrescentou o presidente do comitê. O valetão do bairro São Cristóvão, em Três Barras, é o que apresenta maior índice de coliformes fecais e totais.

O comitê, em 2006, promoveu a limpeza do Rio Canoinhas. Por meio de parcerias foram efetivados o corte de árvores secas e retirada delas de dentro do rio, assim, como grande parte do lixo que estava depositado. Junto às escolas são realizadas palestras de conscientização visando destacar a importância da proteção da mata ciliar, redução na produção do lixo e o uso consciente das águas.

Até o dia 28 de março de 2012, o comitê estará promovendo as inscrições para concurso de educação ambiental focado na preservação de recursos hídricos. O concurso é voltado para os estudantes das redes municipais, estaduais e particular de ensino dos cinco municípios que integram a bacia. Para participar basta produzir um vídeo com o tema “Que ambiente nós temos? Que ambiente nós queremos ter?”. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comitecanoinhas@hotmail.com.