Acadêmicos de Ciências Contábeis participam de sessão da Câmara Municipal

por admin última modificação 08/03/2018 20h48
Professor da disciplina de Sociologia fez uso da tribuna livre e falou sobre a maneira que o cidadão vive nas cidades

Aproximadamente 40 acadêmicos da 3ª fase do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Contestado (UnC-Canoinhas) participaram, na noite de terça-feira (17), da sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade, o professor Reinaldo Knorek, que leciona a disciplina de Sociologia para o curso, fez uso da tribuna livre e falou sobre a maneira que o cidadão vive nas cidades e o papel da política para o desenvolvimento de uma sociedade. “É necessário que as pessoas entendam a sociedade em que vivem e os organismos políticos, só assim elas terão a capacidade de analisar o que é certo ou errado”, afirmou.

            Durante a sessão, o presidente da Casa, vereador Beto Passos (PT) explicou aos acadêmicos passo a passo o andamento dos trabalhos legislativos. Além das explicações pessoais sobre indicações feitas no pequeno expediente, o público acompanhou debates e discussões sobre diversos assuntos de interesse da comunidade e ainda, a apreciação em segunda votação de seis projetos de lei, mais um em primeira votação e dois requerimentos. Na ocasião, Passos também falou sobre o processo de transparência implantado desde que assumiu a presidência da Casa, em 03 de janeiro deste ano. “Estamos dando publicidade a todos os atos desenvolvidos no legislativo, inclusive, a movimentação contábil está sendo disponibilizada a qualquer pessoa da comunidade, seja através do site da Câmara ou até nos meios de comunicação”, disse.

            Vereador Paulo Glinski (DEM) destacou a importância da participação popular durante as sessões legislativas. Convidou os acadêmicos para acompanharem o trabalho das três comissões permanentes na Câmara que se reúnem todas as segundas-feiras, às 17h30. João Grein, vereador pelo (PT) classificou a vinda dos acadêmicos como fundamental para o debate consciente sobre política. Já Wilson Pereira (PMDB) lembrou que a Universidade do Contestado, campus Canoinhas, sempre se faz presente no legislativo municipal encaminhando acadêmicos de diversos cursos para acompanhar o trabalho dos vereadores. “É importante debatermos nesta Casa os assuntos de interesse coletivo, mas sendo analisados pelo olhar crítico dos acadêmicos”, comentou.

            Para o vereador Célio Galeski (DEM), além de conhecer o trabalho do poder legislativo e a busca de novos conhecimentos, a vinda dos acadêmicos representa a preocupação deles com as questões relacionadas com a sociedade em que vivem. “Por não ter a cultura de acompanhar as decisões, infelizmente grande parte das pessoas desconhece o verdadeiro papel de uma administração pública”, afirmou. Vereador Gil Baiano (PSDB), concluiu pedindo para que os visitantes levassem aos familiares o papel e o trabalho do poder legislativo e estendeu o convite para que em outras oportunidades eles votem a acompanhar as sessões ordinárias.

            Ao final da sessão, grupos de alunos reuniram-se com vereadores de sua preferência e solicitaram informações sobre o trabalho de cada um na atual legislatura. Posteriormente, os assuntos serão debatidos em sala de aula na disciplina de Sociologia.

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134