3º BPM realiza formatura simbólica de 29 alunos do Curso de Formação de Soldados

por admin última modificação 08/03/2018 20h48
Vereadores canoinhenses acompanharam a solenidade que aconteceu na tarde de sexta-feira, 27; Curso teve oito meses de duração

Após oitos meses de curso e o cumprimento de 1.345 horas/aula de atividades teóricas e práticas, 29 alunos concluíram o Curso de Formação de Soldados realizado pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Canoinhas.

Solenidade realizada na tarde de sexta-feira, 27, no ginásio de esportes da Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, marcou a formatura simbólica da turma que leva o nome do Cabo PM Everton Rodrigues de Bastos.

Autoridades civis e militares, policiais da ativa e da reserva, familiares e amigos dos formados, além de pessoas da comunidade, acompanharam a cerimônia.

A presidência da Câmara Municipal de Canoinhas foi representada, no ato solene, pelo primeiro secretário da mesa diretora, vereador Renato Pike (PR). “Chega ao final uma etapa importante na vida dos formados, vencida com muita perseverança. Mas, a partir de agora, começa uma nova fase que é a carreira militar, que requer ainda mais esforço e dedicação, atitudes estas que serão fundamentais para encarar os desafios diários da profissão”, salientou.

Vereador Wilmar Sudoski (PSD) e o prefeito canoinhense Beto Faria (PMDB) também marcaram presença na solenidade.

O curso

No período de 07 de outubro de 2013 a 27 de junho de 2014, o corpo de comando desenvolveu 37 disciplinas junto aos alunos do curso. Entre as quais, destacam-se as matérias de ciência comportamental, criminalística e investigação, defesa pessoal, direito pessoal, legislação de trânsito, teoria do tiro e tiro policial, direitos humanos, saúde e aptidão física, mediação de conflitos, direção defensiva policial, inteligência de segurança pública e operação de trânsito e de polícia ostensiva.

O tenente coronel Mário Renato Erzinger, comandante do 3º BPM, foi o diretor da unidade de ensino. O secretário do curso e comandante do corpo de alunos foi o 1º tenente Paulo Ricardo Galle. Os monitores foram o subtenente Nanderson Roberto Pinheiro e o 2º sargento Gilberto dos Anjos.

Cerimonial

Os formados receberam dos padrinhos, madrinhas e familiares os certificados de conclusão do curso e o kit policial militar que os acompanhará durante toda a carreira. O conjunto de equipamentos de proteção individual do policial é formado por uma pistola calibre .40, 35 munições calibre .40, um colete balístico, uma algema, um espargidor de gás, um bastão de tonfa e um cinto de guarnição completo.

Alunos soldados que foram destaques no curso tiveram seu esforço e dedicação premiados pelo comando do 3º BPM. César Augusto da Silva Júnior, com a média de 9,84, foi o melhor atirador combatente entre todos os participantes.

O aluno soldado Gil Carlos Maciel foi o melhor combatente nos testes de aptidão física, com a média dez. A primeira colocação geral no curso, com média de 9,70, foi a aluna Juliana Carolina Nasato. Ela também prestou o juramento em nome dos demais colegas de turma.

Durante a leitura da ordem do dia, tenente coronel Mário Renato Erzinger deixou uma mensagem aos novos policiais militares. “Muitas vezes vocês serão excessivamente cobrados, incompreendidos e poucas vezes reconhecidos, mas procurem fazer bem suas partes. Tenham sempre a consciência em paz por terem dado o melhor de si para o seu próximo”, falou.

A solenidade foi finalizada com a apresentação do grupamento ao comandante da corporação e com o grito de guerra dos novos solados.

Alunos formados

- Juliana Carolina Nasato