“Vereador não tem o que fazer em Brasília”, diz secretário sobre viagem de Cris Arrabar

por admin última modificação 08/03/2018 20h48
Bene Carvalho foi até a Câmara para se defender de críticas feitas pela vereadora na semana passada

Após discutirem via rede social e trocarem acusações pela imprensa, a novela envolvendo o secretário municipal de Obras Bene Carvalho e a vereadora Cris Arrabar (PT) ganhou um novo capítulo durante a sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira, 08.

Alegando ter sido atacado moralmente, o secretário ocupou a tribuna da Câmara para repudiar críticas feitas pela vereadora.  “Desceu o verbo contra mim, mostrou toda a sua ira e a língua afiada que tem”, reclamou.

Na semana passada, Cris havia rebatido insinuações de Bene, em uma rede social, de que ela estaria usando recurso público para passear, ao invés de estar a serviço do legislativo canoinhense.

A polêmica iniciou após a vereadora postar uma fotografia tirada em frente ao Congresso Nacional, há aproximadamente 15 dias. Bene compartilhou a postagem em sua time line e ainda fez o seguinte comentário: “Tour em Brasília, que maravilha!”.

Naquela ocasião, Cris e o presidente da Câmara, vereador João Grein (PT), estavam na capital federal participando do 7º Congresso Nacional de Câmaras Municipais.

Bene negou a intenção de querer ofender a vereadora com o comentário. “Não foi machismo e nem desrespeito a mulher como ela quis dizer”, garantiu.

Afirmou que fez apenas uma observação, já que até pouco tempo Cris falava ser contra o fato de vereador viajar. “No ano passado disse várias vezes que o vereador tinha que ficar no município atendendo a sua comunidade. Não sei o porquê de ter mudado de opinião”, acrescentou.

Mesmo sendo favorável a continua capacitação por meio de cursos, congressos e seminários, o secretário falou que “vereador não tem o que fazer em Brasília”. Justificou sua posição afirmando que “lá os deputados e senadores não dão bola nem para os prefeitos” e que o deslocamento, hospedagem e as refeições são as mais caras do país. “Em 16 anos como vereador, nunca fui por achar desnecessárias essas viagens”, completou.

Sobre a acusação de que teria se envolvido em outras polêmicas pelas redes sociais, Bene informou que apenas uma vez deu uma resposta ríspida e esta foi a um morador da localidade de Arroios, que teria lhe xingado pessoalmente, bem como a administração municipal. “Não sou de ficar quieto, se me tratam com respeito, retribuo. Mas neste caso, me desacataram e eu respondi na mesma moeda”, esclareceu.

Já com relação ao jovem do distrito de Marcílio Dias, qual teria mandado comprar um lote no asfalto para escapar do pó e da lama, o secretário disse que se tratava de uma brincadeira. “O guri é amigo da minha filha, o comentário repercutiu mal, mas agora a coisa já está resolvida”, comentou.

Bene falou que apesar de não ter sido reeleito para sua quinta legislatura, ainda obteve o dobro de votos que a vereadora, mesmo ela “usando” a Apoca (Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas e Região) e contando com o conhecimento e influência de seu pai, qual classificou como sendo “um dos homens fortes do Sicoob (Credicanoinhas)”.

Segundo ele, mesmo com o desgaste natural de cada eleição, “ficou bem mais feio para você (vereadora) do que para mim. Quero ver se lá na sua quinta eleição, se conseguir chegar até lá, vai obter o mesmo número de votos de que o meu”.

Lembrou que se por ventura vir a deixar o cargo de secretário, tem uma profissão e é funcionário efetivo da prefeitura. “Ao contrário de você (vereadora), que nem emprego tem. Não faz nada o dia inteiro, é só vereadora. Caso não se reeleja em 2016, estará desempregada”, alfinetou.

Bene ainda se manifestou sobre o fato de ter sido condenado a devolver recurso público. De acordo com ele, a decisão judicial está lhe punindo por, num período de quatros meses, ter ocupado simultaneamente e ter recebido salário como secretário regional e vereador. “Pedi demissão e, a pedido do Luiz Henrique da Silveira (governador na época), fiquei no cargo até a nomeação do outro secretário. Foi isso que aconteceu, mas se tiver que devolver os recursos, eu devolvo”, ressaltou.

Confirmou a participação em diversos eventos no período em que esteve como vereador. “Viajei bastante mesmo e já fui o campeão de diárias”, informou.

Disse ainda que, conforme relatou a vereadora, fez o mesmo curso três vezes. “O título era o mesmo, mas os temas diferentes”, explicou, ao argumentar que sua presença era necessária por ocupar diversas vezes a presidência da comissão de justiça e redação e até o comando da Câmara, em uma oportunidade.

Bene ainda mandou um recado à vereadora. “Pode denunciar o que você quiser, não tenho rabo preso com ninguém”, cutucou, ao relatar que já deu explicações ao Ministério Público sobre denúncia envolvendo suposta irregularidade na liberação de diárias em outras legislaturas. “Já prestei esclarecimentos e apresentei certificados sobre os cursos que participei”, completou.

Apesar da polêmica com a vereadora, ele garantiu que continuará usando as redes sociais e outros meios de comunicação para interagir com os munícipes. “Quem ocupa cargo público tem a obrigação de atender a todos e nunca um secretário deu tanta abertura para a comunidade como eu estou dando”, finalizou.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134