“Saúde mental infantil deveria ser prioridade na política pública”, defende vereadora

por admin última modificação 08/03/2018 20h47
Cris Arrabar fala sobre as atividades do programa em Canoinhas e faz questionamento ao poder público municipal
Apenas duas profissionais estão responsáveis por atender crianças e adolescentes com problemas psicológicos e mentais no município de Canoinhas. Uma delas é assistente social com carga horária de 15 horas semanais e a outra psicóloga com oito horas semanais.
A demanda reprimida de pacientes já preocupa, segundo informou a vereadora Cris Arrabar (PT), durante pronunciamento na tribuna livre da Câmara, na noite de segunda-feira (08). De acordo com ela, são 22 jovens aguardando pela primeira consulta, dois esperando internamento e outros nove pelo atendimento psicológico. Grande parcela dos pacientes é encaminhada pelas unidades escolares do município.
Ao falar sobre esta situação, Cris fez questão de elogiar a atuação das profissionais que dão continuidade as atividades do programa. “Trabalham dentro das suas possibilidades. Até porque, se levarmos em consideração a carga horária que cumprem, não tem como ampliar o número de atendimentos mesmo. Precisam mais profissionais”, ressaltou.
Até o mês de maio do ano passado, o programa de Saúde Mental Infantil contava com um médico. Depois que o profissional deixou o quadro, nenhum outro foi contratado. O enfermeiro que auxiliava nos atendimentos se licenciou do programa na metade do ano passado e até agora não foi substituído.
Durante sua fala, a vereadora também questionou quais ações o poder público está tomando para que a demanda reprimida seja atendida de uma vez por todas. Inclusive, apresentou requerimento solicitando explicações do por que o programa não estar funcionando de maneira ágil e eficaz. “Saúde mental infantil deveria ser prioridade na política pública. É importante estimular este debate e buscar caminhos para que esta realidade se efetive”, defendeu.
O programa é mantido pela prefeitura do município através das secretarias de Educação, Saúde e Ação Social e da Família. Funciona no Espaço Crescer localizado em uma casa na rua Rui Barbosa, bairro Sossego.
Além do tratamento psicológico e mental, o programa tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas, incremento do rendimento escolar e o desenvolvimento de ações contra a delinquência juvenil. Em 2010 foram efetivados 562 atendimentos e, no ano seguinte, um total de 770. Outros 480 pacientes foram atendidos até julho do ano passado.

Combate ao câncer

Em seu pronunciamento, a vereadora Cris Arrabar (PT) também fez menção ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 08 de abril. Ela lembrou que a data servia para conscientizar a sociedade para o crescimento da doença que é segunda que mais mata em todo o mundo.
Na ocasião, a vereadora também teceu elogios ao trabalho de prevenção desenvolvido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e de auxilio prestado pela Associação dos Pacientes Oncológicos de Canoinhas e Região (Apoca). “Apesar dos desafios diários fazem um trabalho de excelência tanto na conscientização de pessoas quanto no atendimento dos pacientes oncológicos”, destacou.