“Região quer produzir até 50% do leite gerado no Estado”, diz Wilson Pereira

por admin última modificação 08/03/2018 20h47
Projeto de ampliação da bacia leiteira foi apresentado em evento que reuniu novos gestores dos municípios da Amplanorte
O Planalto Norte catarinense quer se tornar, nos próximos anos, o responsável pela produção de cerca de 50% do leite consumido no Estado. A informação partiu do vereador e vice-prefeito eleito de Canoinhas, Wilson Pereira (PMDB), durante sessão ordinária da Câmara, realizada na noite de terça-feira, 27.
Segundo ele, o projeto de ampliação da bacia leiteira da região foi apresentado durante evento que reuniu novos gestores eleitos que integram a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte). O encontro, que debateu diversos temas relacionados às esferas governamentais, aconteceu em Mafra, no início desta semana.
A iniciativa tem a participação da Epagri e da Cidasc e foi desenvolvido com o respaldo da direção, professores e acadêmicos da Universidade do Contestado (UnC). Santa Catarina é, atualmente, o sexto produtor nacional de leite, gerando 2,2 bilhões de litro por ano. “A bacia leiteira do Oeste hoje representa mais de 70% do que é produzido no Estado, sendo que, a nossa região fica com apenas 3,4%. Queremos, em breve, mudar esta realidade e chegar a pelo menos 50%”, explicou.
Para o vereador peemedebista, além de ser uma nova e excelente fonte de renda, a atividade leiteira também proporcionaria a diversificação das culturas desenvolvidas dentro das propriedades rurais. “Seria uma forma, inclusive, de mostrar aos agricultores da região que existe uma alternativa rentável. E também de mostrar que a médio ou a longo prazo esta alternativa pode substituir parcialmente ou por completo a produção de fumo”, concluiu.

Câmara de Vereadores de Canoinhas