“Não é uma conquista pessoal, mas sim de todas as mulheres”, diz Cris Arrabar ao assumir a presidência

por admin última modificação 08/03/2018 20h47
Vereadora é a primeira mulher a comandar a Câmara de Canoinhas; Sua permanência no cargo será de dois meses

Primeira mulher a assumir a presidência da Câmara de Canoinhas em 104 anos de história do município, Cris Arrabar (PT) ocupou parte de seu discurso para citar e enaltecer a importância das seis vereadoras que ocuparam cadeira titular e lhe antecederam em outras legislaturas. “Divido com elas a minha alegria”, frisou.

A posse oficial aconteceu durante a primeira sessão ordinária do mês de novembro, realizada na noite de terça-feira, 03. Prefeito Beto Faria (PMDB), vice-prefeito Wilson Pereira (PMDB) e o vereador licenciado e atual secretário de Habitação Célio Galeski prestigiaram a troca de comando.

Apesar de permanecer no cargo por apenas dois meses, a vereadora classificou o momento como sendo histórico. “Não é uma conquista pessoal, mas sim de todas as mulheres”, observou.

Primeira secretária da mesa diretora, Cris chegou à presidência após Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB), ter renunciado ao mandato ainda na semana passada. Decisão semelhante foi tomada na tribuna da Câmara pelo vereador Renato Pike (PR), atual vice-presidente da Casa.

Ciente de que teria dificuldades em vencer a eleição para o cargo, prevista para a metade do mês de dezembro deste ano, a vereadora agradeceu os companheiros de vereança pela confiança demonstrada. “Tenho sorte de estar numa legislatura em que os vereadores são parceiros”, falou, ao ainda afirmar que em mandatos anteriores foi delicado o diálogo entre homens e mulheres na Câmara.

A nova presidenta ainda fez menção aos familiares e amigos presentes na sessão e anunciou sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT). “Deixo bem claro que tenho orgulho de ter feito parte desse partido e também das pessoas que fazem parte dele, aqui em Canoinhas”, comentou, ao lembrar que “são as pessoas que fazem o partido”.

Por questões relacionadas à legislação eleitoral, sua filiação ao Partido da República (PR) só será efetivada no mês de março do próximo ano.

Selma Coutinho Pieczarka nas legislaturas (1977-1980) e (1980-1983); Estelita Pacheco Costa nas legislaturas (1977-1980) e (1980-1983); Jucélia Dalago Muller (1983-1988); Claudete Maria Hoffmann da Silva, a Cuca (1993-1996); Anita Pereira (2001-2004) e Norma Pereira (2001-2004) foram vereadoras titulares que antecederam a atual presidenta no Legislativo canoinhense.

Manifestações

Fora o fato de em breve estarem no mesmo partido, o ex-presidente Gil Baiano (PSDB) afirmou que o trabalho e a capacidade demonstrados pela vereadora nesses três anos de legislatura também lhe credenciaram a ocupar o cargo.

Para Renato Pike (PR), a vereadora faz história ao assumir a presidência da Câmara. “Tenho certeza que irá representar muito bem o Poder Legislativo, assim como já o fez em outras oportunidades”, acrescentou, ao dizer que a sua escolha foi consenso entre os demais vereadores.

Já o prefeito Beto Faria (PMDB) falou que Cris alcançou a condição de presidenta por ter a confiança dos vereadores. “E isso não se compra, não se briga por ela, isso se adquire por sua atuação no dia a dia”, concluiu.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134