“Não é só meu, é pensamento dos demais vereadores”, diz Sudoski sobre o interesse de se construir uma nova Câmara

por admin última modificação 08/03/2018 20h47
Vereador sugere que o atual espaço seja ocupado por setores da administração municipal e que hoje funcionam em imóveis alugados

Instalada desde setembro de 2001 na Rua Três de Maio, no centro da cidade, no espaço pertencente à prefeitura de Canoinhas, a sede do Poder Legislativo já passou por várias adaptações ao longo dos anos visando se adequar as necessidades dos vereadores, servidores e do próprio público que comparece às sessões e eventos realizados no plenário.

O sonho de poder se instalar definitivamente na sua própria casa é antigo, mas ganhou força na atual legislatura. Desde 2013 os vereadores vêm mantendo contato com o Poder Executivo a fim de realizar tratativas, sendo que a principal delas é a cessão de um terreno para a construção.

Entre as opções oferecidas pela prefeitura e que teve o respaldo dos vereadores está uma área de aproximadamente 1 mil metros quadrados localizada na Rua Almeida Cardoso, no centro.

No local funcionam a garagem e a secretaria de Obras que, em breve, devem ser transferidas para um terreno no parque de exposições Ouro Verde, no bairro Piedade.

Durante pronunciamento na sessão ordinária de terça-feira, 12, vereador Wilmar Sudoski (PSD) se manifestou favorável à construção de uma nova Câmara. “Não é só meu, é pensamento dos demais vereadores”, disse.

Segundo ele, a atual estrutura é limitada e, para continuar atendendo as necessidades do Poder Legislativo e da comunidade, precisaria de uma completa revitalização.

Sudoski falou ainda que a partir do momento em que a Câmara tivesse a sua própria casa, o espaço atual poderia ser ocupado por outros setores da administração municipal. “Hoje a prefeitura gasta um valor próximo a R$ 40 mil em aluguéis de imóveis. Grande parte desse dinheiro poderia ser economizado caso alguns desses setores fosse trazido para cá (Câmara)”, argumentou.

O vereador ainda afirmou que na construção do novo prédio poderiam ser utilizadas partes das sobras financeiras que a Câmara devolve à prefeitura no final de cada exercício. “Nem que levasse certo tempo para finalizar a obra, o importante é começar”, finalizou.

O presidente da Câmara, vereador Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB), informou que o processo está bem encaminhado. “Já está sendo trabalhado o edital de licitação que vai definir a empresa vencedora e que irá realizar o projeto arquitetônico e de engenharia”, explicou.