“Edital para arrendamento de terreno é tendencioso”, afirma João Grein

por admin última modificação 08/03/2018 20h46
Vereador petista critica postura da prefeitura e diz que o ato exclui os agricultores familiares do processo
O retorno do vereador João Grein (PT) à Casa de Leis, na noite de segunda-feira, 03, foi marcado por um discurso contundente e de indignação. No período em que ficou afastado dos trabalhos legislativo ele foi substituído pelo 1 suplente do PT, Francisco de Lima, o Chicão.
Ao ocupar a tribuna livre, o petista criticou a forma pela qual a prefeitura de Canoinhas lançou e também os itens contidos no edital de licitação que visa à permissão de uso de uma área de 57 hectares – de posse do município – para o plantio de cereais, raízes ou tubérculos. “O edital para o arrendamento do terreno é tendencioso”, afirmou.
O terreno, citado pelo vereador, está localizado a margem direita da SCT-280, sentido Canoinhas a Porto União na comunidade do Barreiro e foi adquirido pelo município há mais de quatro anos visando à instalação do complexo agroindustrial da Aurora.
Grein disse que alguns pontos precisam ser esclarecidos pelo governo municipal. Para ele, causa espanto o fato do edital ter sido lançado num impresso de circulação estadual, num espaço reduzido e com letras minúsculas, ao mesmo tempo em que Canoinhas sedia quatro jornais. “É estranho, até parece que não era para ninguém saber. Afinal, quantos agricultores assinam este jornal ou tiveram acesso a este edital aqui no nosso município?” questionou o vereador ao fazer menção a divulgação feita no jornal A Noticia na semana passada.
Também foi questionado o porquê do edital restringir o processo apenas aos agricultores interessados em produzir determinados tipos de cultura. Ao impor estas condições, segundo o vereador, a prefeitura estaria tirando a possibilidade dos pequenos produtores de também explorarem a área. “O valor de R$ 1 mil cobrados por hectare é justo. Mas, o que eu acho errado é determinar o plantio de certas culturas. Parece que a coisa está direcionada”, ressaltou.
Para defender seu ponto de vista, o vereador petista citou as dificuldades vivenciadas pelo homem do campo. “Por exemplo, desde quando um pequeno agricultor familiar terá meios financeiros para implantar tecnologia e até técnicas de irrigação para o cultivo de batata ou cenoura? Isto é para grandes produtores. Agindo desta forma, o governo do município está afastando a vocação e a possibilidade dos pequenos agricultores. Não está governando para os mais necessitados, mas sim na contramão”, argumentou.
O mandato do vereador tenta, mas sem sucesso, fazer com que a área seja arrendada por pequenos agricultores familiares desde o ano de 2010. “Existem solicitações por parte das comunidades e também as indicações deste vereador ao governo do município. Mas, infelizmente, nunca fomos atendidos”, lembrou.

Outras manifestações

Vereador Beto Passos (PT) que, na semana passada, já havia falado sobre o assunto em seu programa na Rádio Clube de Canoinhas voltou a tecer sérias criticas ao governo municipal. Desta vez, ele disse estranhar o fato da abertura de licitação estar agendada para o último dia útil de mandato do atual governo, ou seja, na sexta-feira, 28 de dezembro, às 10h15. “Irão fazer as coisas no apagar das luzes. Isso levanta suspeitas de que possam existir cartas marcadas”, falou.
Presidente da Casa, vereador Paulo Glinski (PSD) disse que se faz necessário dar uma finalidade produtiva para o terreno e que existe muitas famílias de agricultores interessadas na exploração. Ele indagou, no entanto, o fato de até pouco tempo atrás a prefeitura afirmar de que a área não seria arrendada por se tratar de um ano eleitoral. “Esta informação foi repassada por pessoas da própria prefeitura a um agricultor há pouco mais de um mês”, comentou.
Já o vereador e vice-prefeito eleito Wilson Pereira (PMDB) afirmou que pedirá explicações por parte do setor de licitação da prefeitura. “É importante que o setor nos informe o porquê desta publicação ter saído apenas num jornal de circulação regional e estadual e não nos locais”, concluiu.